Armada submarina: Austrália avança no 'projeto de defesa mais ambicioso' de sua história

© AP PhotoSubmarino francês Scorpene
Submarino francês Scorpene - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, inaugurou formalmente a construção de uma nova frota de submarinos em um estaleiro naval francês. As novas embarcações serão a base da estratégia de defesa australiana durante as próximas décadas, informa a France 24.

"A Austrália escolheu a empresa naval francesa DCNS em abril de 2016 para construir a frota de 12 submarinos, o que supera as ofertas do Japão e Alemanha, firmando um dos contratos de defesa mais lucrativos do mundo", escreve.

Na coletiva de imprensa com o presidente francês, Emmanuel Macron, o líder australiano anunciou a intenção de abrir um escritório para o projeto no estaleiro da DCNS Cherbourg.

"É o maior e mais ambicioso projeto militar na história da Austrália", ressaltou Malcolm Turnbull aos jornalistas em Paris.

USS McCampbell (DDG 85) sails past the Opera House in Sydney prior to the Talisman Sabre of 2011. - Sputnik Brasil
Que estão fazendo as tropas americanas no mar territorial da Austrália?
Por sua parte, Macron afirmou que a França fará tudo o necessário para corresponder aos requisitos do contrato.

A nova frota de submarinos é o foco da estratégia de defesa da Austrália, anunciada em 2016. Esta prevê o aumento de gastos militares em 22,8 bilhões de dólares (R$ 74,8 bilhões) nos próximos 10 anos a fim de "proteger os interesses estratégicos e comerciais" no Círculo do Pacífico.

Espera-se que os primeiros submarinos entrem em serviço no início de 2030, enquanto a construção dos restantes está prevista para 2050. A construção será realizada maioritariamente na cidade australiana de Adelaide conforme projetos elaborados na França.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала