Na semana passada, durante a visita oficial do presidente dos EUA, Donald Trump, à Polônia, os dois países assinaram acordo sobre fornecimento de complexos Patriot norte-americanos, informa o canal.
"Hoje não estamos armados, em se tratando de sistema de defesa antimíssil… Em dez anos vamos possuir sistema efetivo de defesa antimíssil", disse o vice-ministro ao comentar a compra dos complexos norte-americanos.
Além disso, ele confirmou que a compra dos Patriot corresponde a 30 bilhões de zloti (R$ 24,5 bilhões) e que a quantia já está garantida no orçamento. O vice-ministro polonês comunicou sobre seu país estar planejando comprar também sistemas de defesa antimíssil equipados com comando IBCS.
Mais anteriormente, o especialista militar Andrei Golovatyuk falou para à Sputnik que a instalação do sistema Patriot possui mais motivos políticos do que militares. Seja como for, Golovatyuk acredita que o Patriot americano não esteja no mesmo nível dos Iskander russos. Este sistema norte-americano foi desenvolvido ainda em 1982, portanto já tem mais de 30 anos. Até 2022, o desenvolvimento do Iskander não terá pausas, vai continuar se aperfeiçoando.
"Duvido que o Patriot possa fazer frente ao nosso Iskander, pois o Iskander possui caraterísticas que impedem o Patriot de 'capturar' [nossos mísseis]", opina Golovatyuk.