De acordo com o diretor da assessoria de imprensa da Frota do Norte da Rússia, capitão Vadim Serga, "os mergulhadores da Frota do Norte encontraram e emergiram para a superfície um caça norte-americano Bell P-39 Airacobra, que se encontrava nas profundezas há 72 anos e que tinha sido fornecido à União Soviética segundo o acordo de Lend-Lease [empréstimo] na época da Grande Guerra pela Pátria".
Ele destacou que o avião foi encontrado a 45 metros de profundidade no lago de Shukozero, na região de Murmansk. Devido às difíceis condições de transporte, a emersão foi realizada muito cuidadosamente para não danificar o achado.
O caça está exposto no museu da Força Aérea da Frota do Norte, onde muito possivelmente será restaurado.
Segundo documentos arquivados, havia grande possibilidade de o caça ser encontrado nesta região, mais precisamente, nas profundezas do lago. Em março de 1945, o jovem piloto Fyodor Varavik perdeu controle da aeronave e caiu com o veículo na camada de gelo do lago.
Entretanto, o militar russo sublinhou que dentro do avião não foram encontrados restos humanos, não obstante, seguindo as tradições, os membros da operação de busca prestaram homenagem ao piloto.