O ex-chefe de Estado foi acusado, no âmbito da operação Lava Jato, de receber propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras. Segundo acusadores, entre as vantagens recebidas estaria a compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo, que Lula nega ser de sua propriedade. A condenação é em primeira instância e, por isso, cabe recurso. Lula poderá recorrer em liberdade, mas, se for condenado em 2ª instância, ficará inelegível.
Nas redes sociais, políticos, artistas, ativistas e eleitores em geral se manifestaram sobre a decisão de Moro, com comentários contra e a favor do ex-presidente, o primeiro a ser condenado criminalmente no Brasil.
O juiz, festejado e tratado como herói por muitos, foi acusado de parcialidade por outros.
É por imagens como essa que nunca direi que a "Justiça foi feita". Sérgio Moro não é herói só pq condenou o Lula! Acordem! pic.twitter.com/gsWXfQYcP7
— Angel 🎙️ (@angelkeys) 12 de julho de 2017
No entanto, Moro afirmou em sua sentença não ter qualquer tipo de satisfação pessoal com a condenação de Lula.
"Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado 'não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você' (uma adaptação livre de 'be you never so high the law is above you')", escreveu o magistrado.