O chefe do projeto da Fundação de Pesquisas Avançadas, Dmitry Uspensky, disse à Sputnik que este sistema permite perceber em tempo real o estado de um avião e fazer previsões sobre o prazo de vida útil das suas partes componentes, o que aumentara a segurança dos voos.
As capacidades do sistema desenvolvido pela fundação são impressionantes. O chefe do projeto disse que nas partes estruturais serão instaladas fibras óticas sensíveis a ações mecânicas. As fibras óticas locais serão unidas em rede.
"Depois, a informação sobre o estado da estrutura da aeronave será transmitida on-line via raio laser que se difunde pelas fibras óticas incorporadas na estrutura do meio aéreo", disse o interlocutor da agência.
A Fundação de Pesquisas Avançadas da Rússia explicou que a tecnologia semelhante usada em outros países se baseia em sensores eletrônicos instalados em determinadas partes da estrutura do avião, e não em fibras óticas.
Os fabricantes de aviões Tupolev e Sukhoi, de helicópteros Kamov e muitos outros já expressaram seu interesse na nova tecnologia. Projetos semelhantes estão sendo agora elaborados pela empresa japonesa Mitsubishi e pelo Centro Aeroespacial Alemão.