Em cerimônia que contou com a presença do presidente Michel Temer, o ministro Ricardo Barros, responsável pela pasta, disse que o valor agora disponibilizado é resultado da economia feita pela atual gestão. Segundo ele, isso possibilitará custeio de equipes de saúde da família, consultórios na rua, agentes comunitários e equipes de saúde bucal. Do total, mais de R$ 700 milhões serão destinados à atenção básica, principal porta de entrada para o SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto o restante será utilizado na compra de veículos, como vans e ambulâncias.
"Esse investimento beneficiará 1.787 municípios, ampliando o acesso de mais de 22 milhões de brasileiros", afirmou o ministro, explicando que cada município terá autonomia para decidir pela aplicação de recursos.
O presidente Michel Temer, por sua vez, destacou que o setor da saúde só vem apresentando resultados positivos, e isso muito por conta, principalmente, dos esforços de Ricardo Barros. Ainda de acordo com Temer, a liberação desses recursos hoje anunciados só foi possível devido à seriedade e o compromisso de sua administração.
"O anúncio que fazemos hoje acontece devido um compromisso social", @MichelTemer, pres. do Brasil. #ColetivaMS
— Ministério da Saúde (@minsaude) 13 de julho de 2017