Lavrov: acusações de que a Rússia quer enfraquecer a União Europeia são 'absurdas'

© Sputnik / Evgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensChanceler russo Sergei Lavrov
Chanceler russo Sergei Lavrov - Sputnik Brasil
Nos siga no
As acusações de que a Rússia pretende enfraquecer a União Européia são "absurdas", Moscou quer que o bloco seja um ator forte e independente, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta quinta-feira (13).

"Contra o senso comum, mais uma vez temos que ouvir que a Rússia quer enfraquecer a União Europeia, dividi-la. Essas alegações, estritamente falando, são absurdas", disse Lavrov na Fundação Koerber, em Berlim, acrescentando que a Rússia quer que a União Europeia seja "um ator forte e unido, capaz de independentemente, sem ajuda e instruções do exterior, definir suas prioridades na política externa com base no verdadeiro equilíbrio de interesses de todos os seus membros".

French President Emmanuel Macron and U.S. President Donald Trump (L) react as they meet at the Elysee Palace in Paris, France, July 13, 2017. - Sputnik Brasil
Trump: Rússia e EUA estão discutindo novo cessar-fogo para a Síria
O chanceler também expressou a esperança de que os estados europeus abandonem a política de construir relações com a Rússia com base no "menor denominador comum", quando os benefícios da cooperação são sacrificados em nome de uma política anti-russa — apoiada por um pequeno grupo que é "infelizmente, agressivo".

As relações entre a Rússia e a União Européia deterioraram-se em 2014, após a reunificação da Crimeia com a Rússia e em meio à crise na Ucrânia. Os sentimentos anti-russos na Europa estão sendo alimentados com as acusações das supostas tentativas da Rússia de enfraquecer o bloco e de tentar interferir em seus processos eleitorais. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала