Segundo declarou à Zvezda Vladimir Pepelyaev, do Centro Krylov, a empresa está pronta para apresentar o seu projeto final, destinado à Marinha da Rússia. De acordo com a informação divulgada pela mídia russa, o novo porta-aviões, juntamente com as aeronaves embarcadas, terá um custo de cerca de 350 bilhões de rublos (R$ 19 bilhões).
Ao contrário dos navios de projetos anteriores, o novo porta-aviões será dotado de uma central elétrica de turbinas, com quatro unidades. Os porta-aviões construídos durante a época da União Soviética eram equipados apenas com geradores a vapor. O navio será capaz de atingir uma velocidade máxima de 46 quilômetros por hora, o que será suficiente para garantir as operações de descolagem e aterrissagem dos aviões Su-27K e MiG-29K.
Atualmente, o único navio russo capaz de transportar aeronaves embarcadas é o Admiral Kuznetsov. Este porta-aviões, de 55.000 toneladas, participa ativamente das operações russas de combate ao terrorismo na Síria. No entanto, devido à necessidade de reduzir custos, a Marinha russa pode optar por um navio mais econômico. Neste caso, um porta-aviões mais leve equipado com turbinas a gás é uma ótima opção.
De acordo com dados oficiais, os porta-aviões Shtorm têm como objetivo levar a cabo operações militares navais, bem como atacar alvos terrestres e marítimos. Além disso, serão capazes de garantir a segurança das tropas de desembarque e protegê-las de possíveis ataques aéreos por parte do inimigo.
No entanto, alguns especialistas militares dizem que este enorme navio corre o risco de se tornar um alvo perfeito para os mísseis antinavio. Por sua parte, Vladimir Pepelyaev explicou à Zvezda que é possível evitar este tipo de ataques com a formação de uma unidade naval equipada com complexos de defesa antimíssil S-400 e S-500. Além disso, o porta-aviões pode ser protegido por cruzadores equipados com os sistemas de médio alcance Buk ou S-350 Vityaz.