Espião sino-americano é condenado a dez anos de prisão no Irã

© REUTERS / Morteza NikoubazlBandeira nacional do Irã
Bandeira nacional do Irã - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um cidadão sino-americano acusado de "infiltração" no Irã foi sentenciado a dez anos de prisão, conforme informou a mídia local neste domingo, 16.

Hossein Fereydoon, irmão do presidente iraniano - Sputnik Brasil
Irmão do presidente do Irã é detido por crimes financeiros
O suposto espião, identificado como Xiyue Wang, um pesquisador de 37 anos da Universidade de Princeton. De acordo com a agência de notícias Mizan Online, do judiciário iraniano, o homem foi preso em agosto de 2016, quando tentava deixar o país. Embora nascido em Pequim, as autoridades iranianas o acusaram de estar trabalhando como um agente infiltrado dos Estados Unidos.

Wang, segundo o Mizan Online, fazia parte de um projeto de infiltração que tinha como objetivo roubar artigos confidenciais do governo iraniano para instituições americanas e britânicas, incluindo a própria Universidade de Princeton e o Departamento de Estado dos EUA.

Os documentos em questão deveriam ser retirados de arquivos de pesquisa e culturais de diferentes órgãos estatais. Ao todo, mais de 4.500 páginas secretas teriam sido arquivadas digitalmente por Wang, que estaria trabalhando disfarçado no país. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала