O novo navio envia um claro sinal para os aliados e inimigos dos EUA na região da Ásia-Pacífico: Washington tem seus próprios interesses nesta parte do mundo, ressaltou o chefe do Comando do Pacífico das Forças Armadas dos EUA, o almirante Harry Harris, durante a cerimônia.
"Acreditamos na paz apoiada na força. O aparecimento deste navio aponta a nossos amigos e inimigos que levamos muito a sério esta região", disse o almirante.
Este navio de guerra multifuncional tem 155 metros de comprimento e pesa 9.140 toneladas. O USS John Finn está equipado para a realização de operações de guerra antiaérea e antissubmarino.
RT to welcome the #USNavy's newest destroyer, #USSJohnFinn #DDG113 to our fleet! pic.twitter.com/HVxgM5UjDR
— U.S. Navy (@USNavy) 16 de julho de 2017
Como outros navios da classe, o destróier conta com dois canhões CIGS de 30 milímetros, dois sistemas AGS de 155 milímetros, um sistema avançado de mísseis antinavio e um lançador de torpedos.
Welcome USS John Finn (DDG 113) commissioned today at JBPHH. #USSJohnFinn pic.twitter.com/PvoTF6XGMi
— JBPHH (@JointBasePHH) 15 de julho de 2017
Além disso, está equipado com lançadores verticais para diferentes tipos de mísseis. O convés do USS John Finn pode acolher dois helicópteros MH-60R.
Este é o primeiro destróier da sua classe a utilizar uma versão do sistema Aegis que permite ao navio efetuar simultaneamente combates antiaéreos e executar ações de defesa contra mísseis balísticos.
"Isso significa que o USS John Finn vai para o combate com espada e com escudo", explicou Harris.
O sistema antiaéreo do navio usa radares AN/SPY-1 da Lockheed Martin que a própria empresa descreve como "o sistema de radar multifuncional mais avançado da Marinha".
Friday's sunset in #PearlHarbor where #DDG113 will join #USNavy's fleet as #USSJohnFinn this Saturday 4P ET/ 10A HT https://t.co/GRyc2GoW4k pic.twitter.com/Jzjsrsv3HQ
— U.S. Navy (@USNavy) 15 de julho de 2017
O navio foi construído pela empresa Huntington Ingalls Industries, baseada no Mississippi.
A tripulação do USS John Finn é composta por 350 efetivos que serão chefiados pelo comandante Michael Wagner.
The future #USSJohnFinn arrived at Pearl Harbor yesterday, set for commissioning July 15 — https://t.co/ruL0dUEWTb #DDG113 @SurfaceWarriors pic.twitter.com/nra3EE2tEI
— U.S. Pacific Fleet (@USPacificFleet) 12 de julho de 2017
O novo destróier foi batizado em nome do marinheiro norte-americano John Finn, que defendeu a base de Pearl Harbor durante o histórico ataque japonês em 7 de dezembro de 1941. Finn sofreu 20 ferimentos durante o ataque, mas não abandonou o campo de batalha. Por seu heroísmo, este marinheiro foi condecorado com a Medalha de Honra. Finn morreu em 2010, aos 100 anos.