"A sensibilidade da estrutura se tornou possível graças a materiais compostos de fibras óticas e dotados de sensores especiais encastrados, formando uma rede", acrescentou.
Os desenvolvedores estimam que o equipamento deste "sistema nervoso" permitirá diminuir as despesas de assistência técnica e trabalhos de reparação. Por outro lado, isso facilitará a avaliação das características técnicas do avião, bem como o seu estado.
As características do avião russo T-50 garantem a sua supremacia aérea. A aeronave pode realizar manobras a uma velocidade de 2,1 mil km/h, voar a uma altitude de 20 mil metros. O caça russo quebra a barreira do som sem uso de pós-combustão. Só os MiG-31 e os F-22 e F-35 norte-americanos são capazes de fazer isso.
Ao mesmo tempo, o T-50 pode permanecer em voo durante três horas e meia e efetuar voos à velocidade hipersônica em quaisquer condições atmosféricas.
O T-50 detecta os alvos a uma distância que supera os 400 quilômetros, pode detectar 60 alvos em simultâneo graças às tecnologias laser e atacar 16 deles simultaneamente.