Horror da guerra: durante a conquista de Mossul morreram 40 mil civis

© AP Photo / Felipe DanaAtaque aéreo contra terroristas em Mossul, Iraque
Ataque aéreo contra terroristas em Mossul, Iraque - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mais de 40 mil civis morreram durante a operação para libertar a cidade iraquiana de Mossul dos militantes do Daesh, escreve o jornal Independent citando os serviços da inteligência curdos.

Os moradores da cidade se tornaram vítimas dos militantes, das tropas do Iraque e dos ataques aéreos. O político curdo e ex-chefe do MRE do Iraque, Hoshyar Zebari, comunicou que muitos dos que morreram "até agora permanecem debaixo dos destroços".

A operação para libertar a cidade de Mossul começou em outubro do ano passado. Da operação participaram as forças especiais do exército, a polícia federal, as forças de reação rápida e o exército do Iraque. Do ar eles foram apoiados pela aviação da coalizão internacional liderada pelos EUA.

Veículos feitos por militantes do grupo terrorista Daesh, que foram confiscados pela Polícia do Iraque em Mossul - Sputnik Brasil
Como no filme Mad Max: confira os jihad-mobiles que restam em Mossul (FOTOS)
O premiê do Iraque, Haider al-Abadi, declarou oficialmente na semana passada a vitória sobre o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e muitos outros países) em Mossul, que esteve sob controlo de militantes durante três anos. O general americano Stephen Townsend, que comanda a operação, mais tarde declarou que será preciso mais algumas semanas para limpar a cidade completamente de militantes.

A ONU declarou que para manter os ex-moradores fora da cidade será preciso gastar por volta de 450 milhões de dólares (R$ 1,4 bilhões). Para restaurar a infraestrutura básica da cidade será necessário mais 1 bilhão de dólares (R$ 3,15 bilhões).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала