A evasiva criatura, que vive nas profundezas do Atlântico, ficou presa na rede de camarão na costa de Dingle, Condado de Kerry.
Essa criatura é raramente vista pelos humanos e pode atingir um comprimento de mais de 12 metros.
Em entrevista ao canal de televisão irlandês RTE, o biólogo marinho Kevin Flannery disse que apanhar uma lula-gigante em águas irlandesas é uma experiência extremamente rara.
"Apenas sete foram apanhados aqui desde que começaram os registos quase 350 anos atrás. A primeira lula-gigante, registrada na Irlanda, também foi desembarcada em Dingle, quando pescadores a trouxeram para terra em 1673", ele disse.
Another Giant Squid landed in Dingle. Only 7th recorded in Ireland in 350 years. Amazingly 4 have been caught by Flannery family! @rtenews pic.twitter.com/1gWBYZr045
— Seán Mac an tSíthigh (@Buailtin) 18 de julho de 2017
Mesmo que o evasivo monstro marinho, apanhado na terça-feira (18), seja um pouco menor do que a lula capturada em maio, ele ainda tem tamanho enorme e pode sair tanto nas notícias locais como nas internacionais.
Lulas-gigantes continuam a ser umas das mais enigmáticas criaturas do mar, conhecidas pelo homem.
Architeuthis, que é considerada a maior lula de todas, foi vista na Europa pela primeira vez em 1639. Mas somente em 2004 uma lula-gigante foi fotografada em seu habitat natural.
A captura mais recente dos pescadores irlandeses dá aos cientistas uma chance rara de saber mais sobre essas misteriosas criaturas do fundo do mar.