De acordo com o material publicado pelo Izvestia e citado pela The National Interest, o Su-30SM1 possui um sistema de gerenciamento de reservas avançado e uma variedade de armas de precisão incluindo mísseis do tipo ar-ar KAB-250 e o X-59MK2 do tipo ar-superfície.
O míssil KAB-250 é a resposta russa à Bomba de Pequeno Diâmetro (Small Diameter Bomb) de 250 libras do Pentágono, informa o colunista do The National Interest Dave Majumdar. Esta arma russa é modular e pode utilizar um sistema de navegação GPS ou GLONASS, ou pode ser guiada via laser.
Entretanto, o X-59MK2 é uma nova versão do míssil antinavio X-59 adaptado para atacar alvos terrestres. O novo X-59MK2 ganha capacidade para atacar alvos terrestres estacionários pré-programados, mas não é claro se mantém a capacidade de atacar alvos marítimos.
Presumivelmente, o avião recebeu melhorias dos sensores e do equipamento de comunicação. Dave Majumdar frisou que não é nada surpreendente que os russos estejam modernizando o Su-30SM. A Força Aérea russa aprendeu muitas lições operacionais com suas missões na Síria e agora aplica alterações na sua frota aérea.
A Rússia está também modernizando outras aeronaves, incluindo o Su-35 Flanker-E e o Su-34. Espera-se a entrega de 17 Su-30SM neste ano.