Segundo as autoridades locais, a campanha informativa correspondente anunciará sobre os passos que têm que ser dados imediatamente, pois o míssil norte-coreano pode atingir o Havaí em 20 minutos.
"Não queremos provocar estresse, mas temos que nos preparar para quaisquer riscos. Não podemos demorar com o início da campanha informativa, para podermos ter certeza que os moradores do Havaí sabem o que fazer se isso acontecer", diz a declaração do administrador do serviço local para situações de emergência, Vern Miyagi.
Charlene Chan, porta-voz da Autoridade do Turismo do Havaí, apontou, no entanto, que a possibilidade de que a Coreia do Norte ataque é baixa.
Nos últimos meses, Pyongyang realizou uma série de lançamentos de mísseis balísticos e de testes nucleares. O último lançamento teve lugar em 4 de julho. Pyongyang afirma ter testado com sucesso um míssil balístico intercontinental. Após o lançamento, o míssil Hwasong-14 voou cerca de 933 quilômetros em 39 minutos, atingindo uma altitude de 2.802 quilômetros, informou a televisão estatal da Coreia do Norte.