Segundo o chefe dos bombeiros da cidade, Charles Hood, outras 30 pessoas que estavam no baú do caminhão foram socorridas – muitas delas em estado crítico, já que não havia circulação de ar ou suprimento de água no veículo.
O motorista do caminhão foi preso e será autuado pelo crime, enquanto as autoridades seguem investigando o caso para identificar outros envolvidos no que seria um episódio de tráfico de pessoas.
“Todos foram vítimas de contrabandistas humanos cruéis e indiferentes ao bem-estar de sua frágil carga. Essas pessoas estavam indefesas nas mãos de seus transportadores. Imagine seu sofrimento, presos em um reboque sufocante com mais de 100 graus [Fahrenheit, o que corresponde a 37,8 graus Celsius] de calor”, disse o promotor responsável pelo caso, Richard Durbin.
A cidade de San Antonio fica a 240 quilômetros da fronteira com o México e as temperaturas nesta época do ano na região são consideradas muito altas.
Segundo as autoridades norte-americanas, o número de imigrantes ilegais a tentarem entrar no país aumentou após o republicado Donald Trump assumir a presidência do país, com a promessa de endurecer a vida de quem queira entrar nos EUA.
Estima-se que 32 mil casos de tráfico humano no país tenham sido denunciados pelo canal telefônico dedicado ao assunto, de acordo com estatísticas extraoficiais.