Comunicou o Departamento Florestal da República de Sakha (Yakútia), nesta segunda-feira (24).
Segundo informações do departamento, oito incêndios estão devastando uma área de mais de 17,78 mil na região. Três deles abrangem quase 1,2 mil hectares.
"Estamos esperando a chegada nesta segunda-feira (24) de 14 especialistas da organização estatal de proteção florestal pelo ar com cinco toneladas de material explosivo para realizar trabalhos de explosão em locais de difícil acesso na região. Além disso, planeja-se pôr em prática a indução artificial de chuva. Para isso, vai ser usada a aeronave An-26 equipada com material externo 'Veer' [leque, em russo] com hastes de controle, equipadas com pirocartuchos, e painel de comando na cabine da aeronave", de acordo com o anúncio.
Para estabilizar a situação da região russa, marcada por incêndios, foram transferidos para a área bombeiros aerotransportados e bombeiros-paraquedistas de outros departamentos aéreos. Além disso, serviços terrestres de proteção florestal, bem como funcionários de proteção florestal pelo ar de outras regiões da Rússia estão auxiliando nas operações. Espera-se a chegada de mais 15 especialistas da reserva federal, que extinguiram incêndio em outra região do país.
Nota-se que os incêndios não representam ameaça alguma aos assentamentos, tampouco aos pontos de economia da região.