Rússia cria organismo para combater racismo e discriminação no futebol e distribui multas

© AFP 2023 / FRANCOIS XAVIER MARITO logotipo da Copa Confederações de 2017 é disposto no gramado antes da partida de futebol entre a Rússia e a Nova Zelândia no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo.
O logotipo da Copa Confederações de 2017 é disposto no gramado antes da partida de futebol entre a Rússia e a Nova Zelândia no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Às vésperas da Copa do Mundo de 2018, a Rússia criou um órgão para combater casos de racismo e outras formas de discriminação e já começou a distribuir multas.

"O principal objetivo do novo sistema de monitoramento antidiscriminação é contribuir para a criação de uma atmosfera justa e amigável nas arquibancadas durante os jogos do campeonato russo", disse o inspetor de racismo da Federação Russa de Futebol, Alexei Smertin.

Alemães comemoram o título - Sputnik Brasil
Alemanha bate Chile e conquista Copa das Confederações (FOTOS)
Smertin é ex-jogador de futebol profissional e já atuou em clubes como Chelsea e Bordeaux. Ele esclareceu que o objetivo do órgão é prevenir casos de discriminação durante o campeonato mundial de seleções em 2018 e, também, depois da competição.

O órgão foi desenvolvido em parceria com a FIFA e já aplicou multas de cerca de US$ 4,5 mil ao Spartak Moscou e ao Dínamo Moscou pelo comportamento racista de sua torcida. O FC Avangard, da segunda divisão local, também foi multado em cerca de US$ 850 por cânticos nazistas vindos de suas arquibancadas.

Os clubes foram avisados que se os acontecimentos se repetirem, as multas serão maiores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала