As empresas estatais russas não vão enfrentar problemas na substituição de produtos da empresa alemã Siemens, porque tem outros produtores a nível nacional e internacional, disse esta terça-feira Arkady Dvorkovich, vice-primeiro-ministro da Rússia.
"Não vejo nenhum problema: tem outros fabricantes no mundo que produzem este tipo de equipamentos, e também nós próprios já estamos produzindo muitos tipos destes produtos", contou Dvorkovich aos jornalistas.
No início de julho, a Siemens criou uma força-tarefa para examinar as informações sobre a transferência de turbinas produzidas pela Siemens Gas Turbines Technologies, uma joint venture com a empresa russa Power Machines, para a península da Crimeia. Na sexta-feira (21), a companhia disse que tinha "informações credíveis" de que todas as suas quatro turbinas destinadas a um projeto em Taman (sul da Rússia) tinham sido ilegalmente transferidas para a Crimeia. A Siemens decidiu cancelar o contrato de fornecimento dos equipamentos para a usina e suspender o fornecimento de equipamentos para as empresas estatais russas do setor energético a fim de elaborar novas medidas de controlo.