"De fato, não sabemos que neste momento", disse Tibbets a jornalistas em um simpósio em Omaha, Nebraska, nesta quarta-feira. "Vai além de mim especular sobre quando isso poderia acontecer".
No entanto, o Ministério da Defesa russo disse que seu sistema de alerta mostrou que o Hwasong-14 só alcançou uma altitude máxima de 332 milhas e voou apenas 316 milhas. Essa distância de voo e altitude correspondem às características de um míssil balístico de médio alcance, disse o ministério.
Tibbets explicou que o tempo exato para o desenvolvimento desse míssil não é conhecido e que as nações devem estar conscientes da importância de trabalhar em conjunto para resolver o problema, inclusive através de um debate público e em instituições educacionais.
"Nós temos que continuar amadurecendo nosso pensamento e amadurecendo nossas capacidades para impedir onde isso precisa ser feito e para cuidar dos nossos cidadãos, tanto nos Estados Unidos quanto em nossos amigos e aliados também", Tibbits disse.
A Coreia do Norte realizou vários lançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares nos últimos meses, todos considerados violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.