A resolução sobre a fusão dos ativos da Antonov com os da Ukroboronprom foi aprovada pelo governo ucraniano na primavera de 2015. No início de 2016, o Ministério da Economia da Ucrânia informou sobre o desmantelamento da empresa devido à inclusão das três fábricas da Antonov (fábrica de aviões de Kiev Aviant, empresa estatal de produção de aviões de Carcóvia e fábrica de aeronáutica civil de Kiev) na Ukroboronprom.
Assim, a comissão formada pelo governo ucraniano deve concluir o processo de desmantelamento formal da empresa-mãe do consórcio de construção de aviões em dois meses.
A empresa Antonov foi fundada em 2005 para juntar a empresa estatal do mesmo nome com o gabinete de projetos Antonov em Kiev. O gabinete de projetos na época soviética era especializado na construção de aviões para a aviação civil (An-2, An-24) e para a aviação militar (An-12 e An-22). Entre os projetos da empresa estavam os famosos aviões gigantes An-124 Ruslan e An-225 Mriya. Depois do colapso da União Soviética, o consórcio se concentrou na produção de aviões civis An-140, An-148 e An-158 e na produção do avião de transporte militar An-70.