A abertura dessa rota, pela Beijing Capital Airlines, inaugura uma nova via para se chegar a um país que se impõe cada vez mais como grande locomotiva da economia mundial, estabelecendo parcerias ao redor de todo o globo. Com isso, os profundos laços entre brasileiros e portugueses podem funcionar também como um fator de aproximação entre Brasil e China.
"Eu acho que foi uma iniciativa muito importante, tendo em vista que a TAP [Transportes Aéreos Portugueses] é uma das principais operadoras internacionais aqui no nosso país, com aproximadamente 70 operações semanais e dez localidades distintas. Então, o volume de tráfego de passageiros entre o nosso país e Portugal é enorme. Isso vai dar oportunidade também para explorar novos continentes, que é o caso principalmente desse mercado que vem crescendo muito, o mercado asiático", afirmou em entrevista à Sputnik Brasil Dilson Menezes, diretor da XNG Consultoria e Assessoria em Aviação, acrescentando que essa lógica também serve para ex-colônias portuguesas na África.
A Beijing Capital Airlines pertence ao grupo Hainan Airlines, que é indiretamente acionista da TAP, através de participação no capital da brasileira Azul, que integra o capital da transportadora aérea portuguesa. Os voos entre Pequim e Lisboa terão duração média de 13 horas e custo mínimo de 300 euros, mais as taxas.
"Acho que é uma grande oportunidade não apenas para os portugueses, como também para o Brasil, principalmente, e os países que foram colônias portuguesas localizados na África", reforçou Dilson Menezes.