O que CIA, URSS e China têm a ver com caixa branca que caiu do céu há 55 anos?

CC BY 2.0 / Norio NAKAYAMA / Floresta no Canadá
Floresta no Canadá - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enigma de mais de meio século finalmente foi resolvido graças a documentos secretos da CIA, que foram recentemente desclassificados.

Presidente John Kennedy durante discurso de tomada de posse, em 20 de janeiro de 1961 - Sputnik Brasil
Ex-agente da KGB dá fatos nunca antes expostos sobre assassino de Kennedy
Esta história começou em 1962, quando David McPherson descobriu uma enorme e estranha caixa branca com lentes e pendurada em um paraquedas no meio de uma floresta no Canadá. O mistério aumentou ainda mais porque, logo que foi encontrada, militares a confiscaram rapidamente.

McPherson pensou que poderia se tratar de uma câmera de espionagem norte-americana, possivelmente, lançada pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA). Suas suspeitas aumentaram ainda mais, pois militares canadenses a confiscaram rapidamente, antes mesmo de ele vir a entregá-la com sua família voluntariamente, como planejava o simples canadense.

​Hoje, depois de mais de cinco décadas do achado, documentos recentemente desclassificados pela CIA revelaram que na realidade se tratava de uma câmera de espionagem dos Estados Unidos, acoplada a um balão de ar quente e projetada para tirar fotos da URSS.

"É difícil expressar meus sentimentos", disse ao canal CBS David McPherson Jr., filho do canadense que encontrou a caixa, mas que não pode dividir a emoção das revelações com ele, pois seu pai morreu há 1 ano e quatro meses sem respostas.

Republican presidential candidate, businessman Donald Trump reacts during the CNN Republican presidential debate. - Sputnik Brasil
Ex-agente da CIA desmascara 'segredo sujo' da imprensa americana
A caixa era parte de uma operação da CIA chamada Projeto Genetrix, que havia sido aprovada pelo presidente Dwight Eisenhower. O objetivo principal da missão era entender mais o que se passava na União Soviética e na China comunista, ou seja, nos países fechados. Por alguma razão, esta câmara, em particular, havia sido desconectada, caindo no Canadá.

"Quero saber o que havia na câmera", afirmou James Rogers, quem ajudou McPherson a tirá-la da floresta. "Suspeito que havia um filme; seria interessantíssimo saber o que ela estava fotografando."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала