Os motores do Mi-171A2, um aparelho mais poderoso que o seu antecessor Mi-171A1, são mais fiáveis na utilização em áreas montanhosas, com temperaturas elevadas e nas condições de humidade elevada, acrescentou Dmitry Zuikov à Sputnik.
"É um aparelho excelente para regiões como o Oriente Médio, o Sudeste Asiático ou a América Latina. Ele engloba o melhor dos Mi-8 e Mi-17, com as tecnologias mais avançadas nacionais e estrangeiras. De qualquer modo, os elementos essenciais são de fabricação russa, o que nos permite exportar sem pensar sobre quaisquer sanções", adiantou o interlocutor da agência.
Ele informou que o helicóptero pode transportar 24 passageiros e se transformar em um avião de carga em 30 ou 40 minutos.
En #Rusia revelan que hay interés del régimen por adquirir nuevos modelos de helicópteros Mi-38 y Mi-171A2. #Venezuela pic.twitter.com/l0EWGK121B
— Mariano de Alba (@marianodealba) 18 de julho de 2017
"Os construtores do Mi-171A2 trabalharam muito na questão da segurança[…], se baseando na grande experiência de utilização desta família de helicópteros nas regiões tropicais ou de difícil acesso, nas áreas montanhosas e acima do mar", frisou o especialista russo.
De acordo com ele, no momento do lançamento do projeto em 2009-2010 os desenvolvedores consultaram todos os operadores dos Mi-8/17 para perceber todas as críticas e todas as sugestões sobre o aperfeiçoamento do 171.
"A família dos Mi-8 voa hoje no Vietnã, na Indonésia, no Laos e Camboja, bem como na Índia e na China, no total, em mais de cem países. E todos afirmam: 'É o Kalashnikov da aviação'. De fato, é uma plataforma excelente que pode ser modernizada até ao infinito e adaptada às exigências de vários clientes", concluiu Dmitry Zuikov.
A empresa Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia) faz parte do consórcio público Rostec.