Irã, Iêmen e armas: em busca da verdade

© AP Photo / Hani MohammedRebeldes xiitas, conhecidas como houthis, protestam contra ataques aéreos sauditas
Rebeldes xiitas, conhecidas como houthis, protestam contra  ataques aéreos sauditas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã costuma ser acusado de fornecer clandestinamente armas e interferir nos assuntos inteiros dos países vizinhos, de apoiar o terrorismo e os houthis iemenitas.

De acordo com algumas opiniões, o Irã supostamente considera o Iêmen como seu baluarte que tem que ser apoiado como eixo de resistência, tal como o Hezbollah libanês. Vários especialistas entrevistados pela Sputnik Persa comentam essas suposições e revelam o que Irã está realmente fazendo para o Iêmen.

Parada militar na Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Tensão no Oriente Médio pode provocar uma guerra entre Arábia Saudita e Irã
O ex-embaixador iraniano no Iêmen e Arábia Saudita, Hassan Aminian, desmente as informações sobre a entrega de armas ao Iêmen. De acordo com ele, o que é enviado a este país é apenas ajuda humanitária, que está sendo entregada por meio de aviões, pois a coalizão saudita e Marinha dos EUA cortaram todas as outras vias. Segundo o ex-diplomata, o Iêmen não precisa de armas adicionais, porque tem quantidade suficiente.

Outro especialista, o analista militar iraniano Kamran Karami, também mencionou que o Irã não tem acesso terrestre ou marítimo ao Iêmen, por isso todas as declarações sobre um suposto apoio militar são apenas boatos infundados.

"O Irã considera o conflito no Iêmen como um conflito regional e busca criar estabilidade nesta zona. O Irã quer que a Arábia Saudita pare seus ataques, pois eles criam instabilidade no Iêmen e na região", afirmou o analista militar.

Hussein Royvaran, professor e cientista político iraniano, por sua vez, também afirma que o Irão nunca enviou e não envia arma ao Iêmen.

"As autoridades iranianas várias vezes disseram que em caso algum vão interferir nos assuntos internos do Iêmen. É uma tolice pensar que cada navio equipado com armas e sob bandeira do Irã é destinado para os houthis", frisou o professor Royvaran.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала