"A votação quase unânime sobre o projeto de lei das sanções no Congresso demonstram o desejo dos americanos de ver que a Rússia está tomando medidas para melhorar as relações com os EUA. Nós esperamos que a cooperação com a Rússia sobre os principais problemas mundiais continuem e as sanções em vigor não sejam mais necessárias", disse Tillerson em comunicado.
Na última quinta-feira, o Senado dos EUA aprovou um projeto de lei sobre as sanções contra a Rússia, Irã e Coreia do Norte. No início desta semana, a Câmara dos Representantes aprovou o documento por uma esmagadora maioria (419 votos a 3). Na sexta-feira, a Casa Branca informou que Trump vai ratificar o projeto de lei.
O projeto de lei exige medidas restritivas adicionais contra o setor econômico da Rússia, além de praticamente privar o presidente dos EUA da possibilidade de cancelar sanções novas ou já existentes sem a devida aprovação pelo Congresso, limitando significativamente a liberdade das ações do presidente dos EUA na política externa.