O republicano pediu ainda a imediata libertação de ambos – Leopoldo López e Antonio Ledezma foram detidos na madrugada desta segunda-feira, horas após a eleição para a Assembleia Constituinte que irá reformar a Constituição venezuelana.
“Os EUA afirma que Maduro — que anunciou publicamente poucas horas antes que ele se moveria contra sua oposição política – é pessoalmente responsável pela saúde e segurança do Sr. López, do Sr. Ledezma e de todos os outros detidos. Reiteramos o nosso apelo à libertação imediata e incondicional de todos os prisioneiros políticos”, disse Trump.
López e Ledezma foram presos sob a alegação de terem violado os termos da prisão domiciliar, informou a mídia local, citando a Suprema Corte venezuelana. Ambos os políticos foram detidos depois que a agência de inteligência da Venezuela determinar que eles estavam planejando sua fuga do país, informou o jornal El Nacional.
Ledezma, ex-prefeito de Caracas, foi preso em 2015 e passou quatro meses de prisão antes de ser preso na prisão domiciliar. López foi detido há três anos após os protestos contra Maduro e condenado a mais de uma década de prisão. Ele foi transferido para prisão domiciliar em julho, depois de passar três anos na prisão.
No domingo, a Venezuela realizou as eleições para selecionar membros da Assembleia Constituinte, que será encarregada de reescrever a Constituição do país. Os resultados da votação não foram reconhecidos pela oposição, que afirmou que a decisão de convocar a assemblaia deve ser feita por referendo.
Filho de Maduro compõe Constituinte
Conhecido como Nicolasito, Nicolás Ernesto Maduro Guerra é filho do presidente da Venezuela e estará presente como um dos 545 membros da Assembleia Constituinte. Aos 27 anos, ele terá ao seu lado a madrasta, Cilia Flores, de 60 anos, atual esposa de Maduro pai. Será a primeira aparição como figura pública de Guerra.
De acordo com a Agência AFP, Nicolasito é economista de formação e já foi chefe do instituto nacional de cinema e trabalhou no escritório anticorrupção da Presidência venezuelana.