Em abril, três homens foram presos e acusados de terem distribuído drogas de classe A em Leeds, Inglaterra.
O fentanil é um opiáceo sintético e é muito mais potente do que a heroína. O perigo real dessa droga é a possível sobredosagem e o facto de que os distribuidores vendem a droga como se fosse outra coisa. Apenas 0,002 gramas de fentanil podem ser fatais.
O fentanil foi sintetizado na década de 1960 e é amplamente utilizado na medicina para controle da dor e para anestesia geral.
Segundo os resultados da toxicologia post mortem, desde dezembro de 2016, 60 pessoas no Reino Unido morreram como resultado de toma de fentanil ou drogas com opiáceos sintéticos semelhantes.
A Agência Nacional do Crime avisou os toxicodependentes que alguns traficantes de droga podem misturar a heroína com fentanil e carfentanil.
"O perigo dos opiáceos sintéticos não é novo. Entretanto, desde dezembro de 2016, temos registrado um aumento das mortes relacionadas com o fentanil e o carfentanil", explica Ian Cruxton, vice-diretor da NCA.
"A NCA está trabalhando com parceiros, tanto do Reino Unido como estrangeiros, para agir contra os traficantes de droga que estão a jogar à roleta russa com as vidas dos clientes, misturando opiáceos sintéticos com heroína e outras drogas naturais", acrescentou.