Qual propósito das bases americanas no norte da Síria?

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteAl-Udeid, a base militar dos EUA no Qatar (foto de arquivo)
Al-Udeid, a base militar dos EUA no Qatar (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A agência de notícias turca Anadolu publicou dados sobre a localização das bases militares dos EUA no território sírio, revelando que todas estão situadas no norte do país. Na opinião de especialistas, estas bases visam se tornar nova fortaleza norte-americana na região, devendo substituir a base turca de Incirlik.

"Essa é uma agressão à soberania da Síria. Os EUA continuam seguindo sua política agressiva em solo sírio", disse à Sputnik Árabe o deputado do parlamento sírio, Nabil Taama, explicando que dessa forma os americanos procuram criar contrapeso à presença da Rússia no país e dar um impulso à formação do estado curdo independente.

Ainda de acordo com o deputado, os EUA buscam ampliar sua presença na Síria, tendo como meta alcançar e superar a Rússia nesse sentido. Mas vale ressaltar que a Rússia, diferentemente dos EUA, age em conformidade com os acordos estabelecidos com as autoridades sírias.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil
Lavrov qualifica como ilegal possível instalação de bases militares dos EUA na Síria
Por sua vez, o especialista sírio em estratégias militares, brigadeiro-general Mohammed Isa, salienta que "a presença norte-americana na Síria não possui quaisquer razões legítimas". O Daesh (organização terrorista proibida na Rússia), outros grupos terroristas e a chamada oposição síria são guiados pelos americanos, o que é totalmente diferente das atividades da Rússia, concluiu o general.

Segundo a Anadolu, duas bases norte-americanas funcionam desde 2015, uma – na região de Rmeilan, e outra — na província de Al-Hasakah. Além disso, em março de 2016 foi inaugurada uma base na região de Harab Isk (cidade de Ain al-Arab), de onde são operados helicópteros e que serve de ponto de escala para a rota de fornecimento de carga militar aos curdos sírios.

Ademais, foram mencionadas mais três bases na província de Al-Hasakah e três no norte da província de Raqqa, onde em duas delas estão instalados tanto americanos como franceses. A terceira base é usada para fornecer equipamento militar aos curdos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала