"Em 31 de julho, no Cairo foi dada mais uma rodada de comunicações dos representantes do Ministério da Defesa russo e da oposição moderada síria. Na sequência do encontro, foi acordado o funcionamento da terceira zona de desescalada — ao norte da cidade síria de Homs", informou.
O cessar-fogo na respectiva zona entrará em vigor a partir do meio-dia, no horário local, de 3 de agosto.
Em 4 de agosto, a Polícia militar russa planeja instalar dois postos de controle e outros três de vigilância ao longo da linha de contato para monitorar a observação da trégua, assegurar a entrega de ajuda humanitária e facilitar a reconciliação, explicou Konashenkov.
"Segundo o acordo alcançado hoje, no dia 3 de agosto, a partir das 12h00 [no horário local] os grupos de oposição moderada e os destacamentos de tropas governamentais cessam o fogo de todos os tipos de armamento", adiantou o representante oficial do Ministério da Defesa russo.
"Sublinharei que, como nas duas zonas de desescalada já em vigor, o regime de cessar-fogo na zona de Homs não é propagado aos grupos de terroristas do Daesh e da Frente al-Nusra [ambas organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países]. Além disso, foi decidido que a oposição moderada assumiu obrigações de expulsar todos os destacamentos relacionados ao Daesh e à Frente al-Nusra da província de Homs", frisou.