Os Bálcãs têm sido atingidos por incêndios florestais desde meados de julho: o fogo se concentra na Croácia, Montenegro e Macedônia, onde dos combates aos incêndios participa inclusive o exército.
Na véspera, a Rússia enviou à Sérvia um helicóptero Mi-8, que entrará em serviço do departamento para situações de emergência do Ministério do Interior sérvio.
Em entrevista à Sputnik Sérvia, o diretor do Centro Humanitário Russo-Sérvio, Bojan Glamoclija, afirmou que o "Mi-8 é a melhor defesa de um possível alastramento do desastre natural".
Bojan Glamoclija lembrou que os Mi-8 já foram utilizados três vezes na Sérvia, mas durante inundações. Eles estão equipados com tudo o que é necessário para içar e baixar tanto equipes de resgate como feridos. O interlocutor da Sputnik sublinhou que a versão modificada do helicóptero, recebida ontem pela Sérvia, tem um tanque de água adicional que pode ser reabastecido na própria área da operação — a partir de rios, lagos e canais.
Além do helicóptero, a Rússia enviou ao país eslavo uma equipe de resgate com muita experiência que permanecerá na Sérvia até que pare o calor e desapareça a ameaça de incêndios florestais.