A mensagem, entretanto, deve ser entendida dentro de um contexto amplo.
Quem diz isso é o Padre Jesus Hortal, de 90 anos, ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e hoje professor de direito canônico desta instituição. Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o religioso disse que a corrupção é um dos maiores males que a sociedade enfrenta e que, por esse motivo, exige as atenções dos jovens para o seu combate efetivo.
"A mensagem do Papa Francisco aos jovens brasileiros tem de ser entendida num contexto amplo e não de forma isolada. Trata-se de uma carta, dirigida a estes jovens, relacionada às celebrações pelos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida [Padroeira do Brasil] no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Nesse contexto, o Papa fala da construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, o que é a missão de qualquer católico. Por isso, dentro desse contexto, a corrupção é [apenas] um dos aspectos. Não podemos, realmente, construir uma sociedade justa e fraterna se toleramos a corrupção."
"Ao recomendar aos jovens brasileiros para que não tenham medo de combater a corrupção, o Papa Francisco repete o que dizia o Papa João Paulo Segundo quando proclamava: 'Não tenhais medo. Não tenhais medo de enfrentar os compromissos, o engajamento, e a luta pela Justiça. O combate à corrupção faz parte desta luta pela Justiça. Não é algo isolado. Ela é real e absolutamente necessária para que se possa lutar pela Justiça'."
Na carta, o Papa também citou o tema da 32ª Jornada Mundial da Juventude ("Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra"), que ocorrerá no período de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá, e recordou os apelos que fez diretamente aos jovens na Assembleia do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) em 2017. Na ocasião, disse o Papa Francisco:
"Não tenham medo de se arriscar e de trabalhar para construir uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários. Não tenham medo de combater a corrupção e não se deixem seduzir por ela!."