Nos últimos dois anos a Rússia e a Indonésia têm negociado o fornecimento de caças da geração 4++. Segundo o diretor da cooperação internacional do consórcio estatal Rostec, Viktor Kladov, Moscou e Jacarta já acordaram as principais decisões.
"Planejamos comprar oito aviões, mas, possivelmente, no futuro aumentaremos este número para 16. Já temos um esquadrão de aviões russos Su-25", disse o embaixador indonésio em Moscou, Vahid Supriyadi, em entrevista à agência Sputnik.
De acordo com o diplomata, a questão está na fase final de discussão. Segundo ele, a Rússia e a Indonésia estão negociando o formato de trocas compensatórias (um tipo de negócios em que uma parte num contrato fornece mercadorias à outra, e a contraparte, por sua vez, vende ao parceiro os seus bens). "Esperamos chegar a acordo em breve", sublinhou o diplomata.
Entretanto, o interlocutor da agência evitou responder à pergunta sobre os prazos de assinatura do acordo final. Ele disse que as partes estão negociando as questões técnicas, mas ele quer que "isso seja feito assim que possível".
O embaixador sublinhou que as negociações sobre os Su-35 levaram muito tempo por causa de "uma série de aspetos de assistência técnica dos caças". "Entretanto, as questões principais já foram acordadas", acrescentou o diplomata indonésio.