A expectativa é que a United Aircraft Corporation, responsável pelo grupo de empresas que constrói aeronaves russas – incluindo a Sukhoi e a MiG – entregue o primeiro lote com 12 caças Su-57 em dois anos. Todavia, há ainda a dependência de testes com o novo motor Izdeliye-30, que serão realizados no fim deste ano.
Herdado do Su-27 Flanker, o motor é uma atualização mais potente e eficiente em relação ao Izdeliye-117, permitindo que o novo caça possa voar acima da velocidade do som de forma constante. Ao atingir a marca de Mach 2, o Su-57 vai ultrapassar o Mach 1.6 (cerca de 2.000 km/h) do modelo anterior.
O projeto do Su-57 é muito aguardado, por ser a resposta definitiva da Rússia aos mais recentes caças dos Estados Unidos – o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II. Ele vem a substituir dois aviões lendários das forças russas: o MiG-29 e o Su-27. Recentemente exibido em Moscou, o novo Su-35 é um modelo intermediário, ao passo que o Su-57 é um modelo totalmente novo.
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— Russia Insider (@RussiaInsider) 4 de agosto de 2017
Nem PAK-FA, nem T-50. Podem me chamar de Su-57, diz a mídia russa. pic.twitter.com/fjRLgNlUAR
— Aerofatos (@aerofatos) 31 de julho de 2017
De acordo com a mídia especializada, o Su-57 tem um projeto semelhante ao F-22, com uma fuselagem de desenho furtivo – invisível aos radares. A diferença principal se dá pelo fato do jato russo possuir saídas vetoráveis com pós-combustor de formato cilíndrico, ao contrário dos aviões norte-americanos.
Anteriormente, o projeto do Su-57 era conhecido como T-50. Ele chegou a ser oferecido pelos russos ao Brasil, à época das negociações para a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Contudo, a proposta acabou derrotada e o país escolheu o sueco Gripen.