Polônia quer receber tecnologias secretas sob pretexto da 'luta contra Rússia'

© REUTERS / Franciszek Mazur/Agência GazetaSoldados americanos perto de um sistema antimísseis Patriot em Sochaczew, perto de Varsóvia, Polônia
Soldados americanos perto de um sistema antimísseis Patriot em Sochaczew, perto de Varsóvia, Polônia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Polônia ameaça os EUA de romper o acordo para compra de sistemas Patriot, comunica a mídia. Um cientista político expressou a opinião que Washington provavelmente não apoiará este jogo.

Tropas soviéticas na Polônia libertada. Fevereiro de 1945 - Sputnik Brasil
Polônia acusa União Soviética de ter conspirado com Alemanha Nazista
O Ministério da Defesa da Polônia ameaçou romper o acordo para compra dos sistemas de defesa antiaérea Patriot, caso Washington não ceda determinadas tecnologias. A carta correspondente foi enviada para o lado norte-americano no dia 15 de julho, comunica o portal Defense News.

Na carta se lê que os EUA devem primeiro transferir à Polônia os elementos de tecnologia do sistema integrado de comando e do sistema de radares PAC-3, bem como das instalações de lançamento. Depois, os polacos querem negociar a transferência de tecnologias secretas que permitirá iniciar a produção de foguetes SkyCeptor na Polônia, bem como a produção de radares com base em nitreto de gálio.

"A incapacidade de cumprir essas demandas poderá levar à renúncia da proposta, o que levará ao rompimento do processo de fornecimento previsto pelo programa", cita o portal uma parte da carta em questão.

O analista em ciências militares da Universidade de Economia Plekhanov russa, Oleg Glazunov, expressou sua opinião ao serviço russo da Rádio Sputnik dizendo que a Polônia está fazendo um certo jogo.

Monumento às tropas soviéticas em Varsóvia - Sputnik Brasil
Mídia: Moscou está preparando medidas de retaliação à demolição de monumentos na Polônia
"Varsóvia nunca vai desistir do acordo com os Estados Unidos – eles não têm seus próprios sistemas de defesa antiaérea. Por isso, eles tentam obter tecnologia militar norte-americana. Mas os americanos compreendem que se eles forem dar tecnologia à Polônia, ela poderá aparecer em algum lugar no Oriente Médio, os poloneses são uns comerciantes talentosos", disse o especialista.

Portanto, segundo Glazunov, é pouco provável que os polacos recebam a tecnologia que querem a partir dos Estados Unidos. Eles terão que comprar os Patriot sem tecnologia, concluiu o especialista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала