Cuba diz que congelamento do nascente setor privado não irá durar muito tempo

© AFP 2023 / YAMIL LAGEBandeira de Cuba perto do prédio da embaixada dos EUA nesse país
Bandeira de Cuba perto do prédio da embaixada dos EUA nesse país - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo cubano afirmou nesta segunda-feira (7) que o congelamento da emissão de licenças para atuar no setor privado será breve e não irá durar anos ou um período longo de tempo.

Na semana passada, Havana suspendeu a emissão de licenças para atividades populares como o aluguel de quartos em casas enquanto o Governo procurava medidas para "aperfeiçoar" o funcionamento do setor privado nascente e reduzir as irregularidades.

"Não estamos falando de um longo período de tempo. Não estamos falando de anos", disse a vice-ministra do Trabalho, Marta Elena Feitó, em uma entrevista exibida na televisão estatal. "Estamos falando de um procedimento de trabalho normal para aprovar essas normas".

Grafite de Fidel Castro em Cuba - Sputnik Brasil
Quais podem ser as consequências do afastamento entre os EUA e Cuba?
A ministra afirmou que cerca de 1.600 pedidos de licença estão sendo analisados.

O número de trabalhadores autônomos na ilha triplicou para 567.982 pessoas desde que o presidente Raúl Castro, em 2010, liberalizou certos setores da economia do país.

Para muitos cubanos, o trabalho por conta própria ou o trabalho em cooperativas oferece uma oportunidade de ganhar mais do que o salário médio do Estado de US$ 30 por mês. O Governo local legalizou as cooperativas não agrícolas cinco anos atrás.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала