Chanceleres das duas Coreias se encontram nas Filipinas

© AFP 2023 / MENAHEM KAHANABandeiras de China, Coreia do Sul e Coreia do Norte
Bandeiras de China, Coreia do Sul e Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os ministros das Relações Exteriores da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, Ri Yong-ho e Kang Kyung-wha, tiveram um pequeno encontro neste domingo, em Manila, sem chegar a qualquer princípio de acordo para normalizar a situação entre seus países.

O míssil balístico intercontinental lançado pela Coreia do Norte em 4 de julho de 2017 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte: 'Sanções contra Pyongyang resultarão em um mar de fogo'
Os dois chanceleres se reuniram brevemente às margens da reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que acontece nas Filipinas. De acordo com a agência Yonhap, Ri Yong-ho rejeitou o recente convite sul-coreano para restabelecer diálogos de reaproximação e normalização das relações bilaterais, dizendo que Pyongyang não acredita na sinceridade de Seul. 

"A reunião não foi previamente agendada, foi um encontro natural", afirmou uma fonte do governo sul-coreano. "A ministra Kang apertou a mão de Ri antes de começar a falar", acrescentou.

Em julho, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, propôs que os dois países tivessem discussões com o objetivo de reduzir as tensões ao longo da fronteira e promover o reencontro de familiares separados ainda em 1950. Seul chegou a enviar uma proposta formal a Pyongyang, que, até o momento, não havia sido respondida.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала