"Considerando, em particular, os cinco testes de armas nucleares [desde 2006], pode-se concluir que o programa nuclear [da Coreia do Norte] alcançou significativo progresso", avaliou o documento.
De acordo com a publicação, Pyongyang pode já ter conseguido desenvolver a tecnologia necessária para construir ogivas nucleares menores para armar seus mísseis.
O objetivo dos testes de mísseis norte-coreanos seria o aumento do alcance, da precisão e do segurança, acrescentou o ministério.
No sábado, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que contempla a proibição para importação de uma série de produtos da Coreia do Norte, inclusive de ferro, chumbo, carvão mineral e pescados. As contas do Banco de Comércio Externo da Coreia do Norte serão congeladas, e os navios norte-coreanos, que violarem as resoluções da ONU, ficarão impedidos de utilizar os portos em todo o mundo. As sanções também atingiram diversas pessoas físicas e autoridades coreanas, ligadas aos programas nuclear e de mísseis balísticos de Pyongyang.