De acordo com a edição norueguesa Steigan blogger, a militarização da Escandinávia é preocupante. O autor do artigo acredita que o país pode virar um campo de operações militares.
"A política militar da Noruega, juntamente com as sanções impostas contra a Rússia, dificilmente pode ser percebida pelos russos como um convite para melhoria das relações entre os vizinhos […] Muitos têm medo que estejamos indo em direção a uma nova guerra fria, outros avisam que o trajeto rumo ao confronto com a Rússia pode levar não apenas à guerra fria, mas a um conflito militar."
Para o serviço russo da Rádio Sputnik, o coronel aposentado, Viktor Baranets, afirmou que os planos militares da Noruega não poderiam não causar preocupação.
"Claro que a Rússia fica preocupada, porque a Noruega, de fato, é nosso vizinho. Nos últimos anos, o país tem intensificado as ‘armaduras’ da OTAN. Contam com um grupo militar estadunidense, fuzileiros navais, e também, com um radar que fica praticamente à vista da base naval da Rússia. Além disso, há outras instalações militares da OTAN. Hoje em dia, podemos classificar a Noruega como 'pátio' da OTAN no norte […] O país, antes conhecido como "vizinho pacífico", agora está se tornando um 'urso com dentes norte-americanos'. Claro que estas ações não provocam a benevolência da Rússia, porém, não provocam pânico também, apenas faz com que sejam corrigidos os planos de aplicação militar das tropas [russas]", concluiu Viktor Baranets.