A Sputnik Turquia recebeu confirmação oficial do exército iraquiano, que irá encabeçar a operação da milícia. Ao mesmo tempo, as forças curdas de Peshmerga não vão participar da ofensiva.
As Forças de Operações Especiais Iraquianas, chamada também de Divisão Dourada, que contribuíram muito para libertar Mossul, também vão desempenhar papel crucial na libertação de Tal Afar.
"O exército iraquiano e as unidades de Hashd al-Shaabi têm completado seus últimos preparativos. Estamos esperando a ordem do comandante-chefe do exército iraquiano, Haider Al-Abadi, para lançar a ofensiva. As forças curdas de Peshmerga não vão participar da ofensiva. O governo iraquiano prestará apoio aéreo à operação", declarou o comandante.
Entretanto, ele explicou que Tal Afar ainda é um dos maiores bastiões controlados pelo Daesh. Há centenas de terroristas neste devido lugar. Sendo assim, sua libertação será uma grande vitória na luta contra terrorismo.
Tal Afar é ocupada por terroristas do Daesh desde meados de 2014. Antes da ocupação, era habitada por 750 mil civis. Muitos resolveram permanecer em suas casas.