A quem pertence aviação não identificada no Afeganistão?

© AFP 2023 / ROMEO GACADBase aérea de Candaar no Afeganistão
Base aérea de Candaar no Afeganistão - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia aguarda uma reação das autoridades da OTAN à atividade da aviação não identificada no Afeganistão que, segundo vários dados, realiza o transporte de militantes do Daesh para uma série de regiões e lhes fornece armas.

Policial afegão está a guarda no local da explosão em Kandahar,10 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil
EUA identificam soldados mortos no Afeganistão
Isso foi afirmado pelo representante oficial do presidente da Rússia para o Afeganistão, Zamir Kabulov. O parlamento do Afeganistão, por sua vez, partilha as preocupações do lado russo. Vários deputados fazem alusões à ligação destas aeronaves com os EUA.

O representante oficial do presidente da Rússia disse que, durante uma das reuniões do Conselho da Segurança da ONU, a Rússia já levantou o tema desta aviação sem distintivos.

Pelo menos em três regiões do norte do Afeganistão (Jowzjan, Faryab e Sar-e Pol), segundo as estimativas do Ministério do Exterior da Rússia, foram observados lançamentos de caixas de aviões não identificados para os militantes do Daesh.

Soldados da OTAN após atentado com carro-bomba no Afeganistão - Sputnik Brasil
Ataque contra coalizão da OTAN no Afeganistão mata um soldado e deixa 6 feridos
De onde surgiram os helicópteros num espaço aéreo onde apenas são permitidos voos dos EUA, da OTAN e da aviação afegã?

Em uma entrevista à Sputnik Dari, o chefe do conselho da província de Jowzjan, Moulavi Abdulhai Hayat, comentando a situação, disse que apenas há rumores e que na sua região não houve casos confirmados de atividade da aviação não identificada.

Outro interlocutor da agência, o analista militar e ex-general da Força Aérea do Afeganistão, Atiqullah Amarhel, disse que os voos no espaço aéreo afegão são realmente descontrolados.

"Durante uma entrevista à televisão me pediram para dizer que os helicópteros desconhecidos pertencem à Rússia porque eles alegadamente ajudam os membros do grupo Talibã [grupo terrorista proibido na Rússia e muitos outros países]. Eu desmenti esta informação, dizendo que a Rússia não tem tal necessidade", disse o ex-general.

Soldado norte-americano no campo de papoilas no Afeganistão - Sputnik Brasil
Estariam EUA roubando o urânio do Afeganistão?
O analista militar disse que estes helicópteros que voam não são realmente não identificados e que os EUA e a OTAN monitorizam cuidadosamente a situação no Afeganistão. O objetivo dos voos desta aviação é fazer consultas e abastecimento aos terroristas.

Governadores das regiões, representantes do Ministério da Defesa e outros funcionários dizem que não existe uma aviação não identificada que realize tais ações. “Todos sabem que além da ajuda ao Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e muitos outros países) estes helicópteros efetuam tráfico de diamantes e drogas”, sustenta o ex-general.

O especialista também disse que na realidade as autoridades do país não controlam a aviação dos EUA e da OTAN, e que eles podem usar todos os aeródromos do país e tanto trazer qualquer coisa para o Afeganistão como retirar do país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала