Os procuradores são responsáveis pela investigação e pela formulação de denúncias, enquanto os magistrados do Supremo revisam a Lava Jato na Segunda Turma do STF e o ministro Edson Fachin é o responsável por sua relatoria, ou seja, pelo encaminhamento dos procedimentos que envolvem investigados com foro privilegiado.
Após a decisão do STF, o Ministério Público Federal recuou da decisão de conceder um aumento salarial de 16% aos procuradores da República.
"Enfim, está prevalecendo o bom senso", afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Gil Castello Branco, economista e secretário Geral da Associação Contas Abertas. Para ele, as disputas orçamentárias são reflexo da decisão do presidente Michel Temer de conceder uma "enxurrada de aumentos salariais para a base dos servidores públicos" no início de seu mandato.
O fundador da Associação Contas Abertas afirmou que a Operação Lava Jato é de extrema importância para o Brasil, mas "isso não deve ser traduzido em aumentos de salários, ainda mais nessa grave crise que o país se encontra".
Reportagem do Valor publicada em 27 de julho com informações de bastidores afirmou que a proposta de reajuste salarial dos procuradores "causou irritação na área econômica" do governo Temer. Ainda segundo o texto publicado em 27 de julho, a equipe econômica do governo federal considera que os procuradores jogam com o apoio da sociedade obtido com a operação Lava Jato para "arrancar mais recursos da própria sociedade".
"Se formos olhar o histórico de reajuste salarial do Ministério Público e do Judiciário, se não em todos, mas em grande parte, nos últimos 10 anos [os reajustes] eram situações em que a grande maioria da população não estava clamando por um aumento para juízes e promotores de justiça."
Levantamento do Valor mostrou que em junho de 2017 o vencimento bruto médio dos 1.145 procuradores da República foi de R$ 37 mil.
A Sputnik Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa na Associação Nacional dos Procuradores da República, mas até o a publicação desta reportagem não obteve resposta.