I am heartbroken that a life has been lost here. I urge all people of good will--go home.
— Mike Signer (@MikeSigner) 12 de agosto de 2017
"Estou com o coração partido depois que uma vida foi perdida aqui", afirmou o prefeito Mike Signer. "Peço a todas as pessoas de boa vontade: vão para suas casas."
Mais cedo, um cinegrafista amador registrou o momento em que um carro atropelou, aparentemente de propósito, um grupo de pessoas que protestavam em uma rua de Charlottesville, deixando vários feridos.
Video of fascist driving through crowd of protesters in #Charlottesville
— Anarcho-Khomeinist🏴 (@NthRepublic) 12 de agosto de 2017
Video by @Rebelutionary_Z #Antifa #UniteTheRight pic.twitter.com/ruT4V1kMdw
"Vídeo de fascista atropelando multidão de manifestantes em Charlottesville."
Até o momento, no entanto, não está claro se a vítima fatal estaria entre os ativistas atropelados, embora Signer tenha lamentado o incidente pouco antes de anunciar a confirmação de uma morte. O saldo atual é de pelo menos 19 feridos no atropelamento e mais 15 feridos em confrontos.
I am furious & heartsick by the car crash that has injured many. Please all-go home to your families. We can work tomorrow. GO HOME! PLEASE!
— Mike Signer (@MikeSigner) 12 de agosto de 2017
"Estou furioso e triste pelo choque de carro que deixou muitos feridos. Por favor, vão todos para casa, para suas famílias. Nós podemos trabalhar amanhã."
Desde a noite de ontem, centenas de americanos, incluindo residentes de outras partes dos EUA, realizam manifestações na cidade desencadeadas pela decisão das autoridades locais de remover símbolos do passado confederado de Charlottesville.
Massive brawl breaks out, tiki torches thrown as #UniteTheRight reaches Jefferson monument in #Charlottesville. Chemicals dispersed pic.twitter.com/NsepwZC0Te
— Alex Rubinstein (@RealAlexRubi) 12 de agosto de 2017
A Virgínia como um todo foi um dos estados mais ativos na Confederação durante a Guerra de Secessão, que contrapôs escravagistas do sul ao resto da União durante os anos de 1861 e 1865.
"Heritage not hate." - Lady marching side by side with a Nazi flag. #Charlottesville pic.twitter.com/aLM7eM8tYa
— Newo Zeravla (@J_Nole22) 12 de agosto de 2017
"'Herança, não ódio.' - Senhora marchando ao lado de uma bandeira nazista."