A notícia foi adiantada pela agência de notícias chinesa Xinhua. De acordo com o cientista que dirige o projeto, Pan Jian-Wei, "O sinal foi enviado para duas estações de monitorização no território chinês. A distância de comunicação entre o satélite e a estação terrestre variou entre 645 e 1.200 km e a velocidade de transmissão foi cerca de vinte vezes superior à velocidade máxima atingida com a fibra óptica".
O tempo que o satélite sobrevoa a China proporciona uma janela de quase 10 minutos, tempo suficiente para gerar a chave segura de 300 kbits e enviá-la pelo satélite, explicou Pan Jia-Wei.
Essa tecnologia possibilitará a realização de chamadas telefónicas e envio de grandes volumes de dados bancários absolutamente seguros, ou seja, permitirá criar uma rede de comunicação impenetrável, totalmente confidencial e resistente a qualquer tipo de ataque de hackers. O cientista acredita que a rede possa vir a ser criada já em 2030.
A chamadas redes quânticas resolvem esses problemas por conta do princípio básico da física quântica – o Princípio da Incerteza de Heisenberg – uma vez detectada uma tentativa de hackear o canal de transmissão, a informação se autodestruirá automaticamente.