“Na noite de 12 de agosto, pela primeira vez desde o início das hostilidades contra o grupo terrorista Daesh na Síria, as forças do governo conseguiram preparar e conduzir uma operação meticulosa para organizar um pouso tático na retaguarda dos militantes, seguida pela imposição da derrota e captura do assentamento de Al-Hadar, a cerca de 120 quilômetros a 74 quilômetros a oeste da cidade de Deir ez-Zor”, informou o ministério em comunicado.
Os helicópteros de combate Ka-52 russos realizaram ataques na área para ajudar a campanha do exército sírio.
“Com a ajuda de sistemas de visão noturna, os renomados [Ka-52] Alligators não só efetivamente direcionaram e corrigiram o fogo do sistema de foguetes de lançamento múltiplo, mas também destruíram veículos blindados e veículos blindados [terroristas]”, disse o ministério.
De acordo com a nota, os conselheiros militares russos participaram diretamente na preparação e execução da operação liderada pelo conhecido general sírio Suhel Hassan.
“Em uma breve batalha, os paraquedistas sírios destruíram os depósitos de munições de terroristas, destruíram dois tanques [do Daesh] e três veículos blindados”, afirmaram militares russos.
Os paraquedistas sírios estavam segurando as posições capturadas antes da aproximação das forças principais.
“As ações da força de pouso tático e a eficácia do dano de fogo infligido aos militantes do Daesh permitiram que as tropas do governo tomassem Al-Hadar sem perdas”, concluíram os militares da Rússia.
Após a operação bem sucedida, o Exército sírio ganhou o controle sobre 60 quilômetros quadrados do território, três áreas povoadas e dois campos de petróleo.
No domingo, o Ministério da Defesa russo disse que a aviação militar russa ajudou o Exército sírio a libertar o “viveiro” do Daesh na província de Homs: a cidade de As-Sukhnah. O desenvolvimento operacional prepara agora o caminho para libertar a sitiada cidade de Deir ez-Zor.
No mesmo dia, o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que a libertação de Deir ez-Zor significaria em grande parte o fim bem sucedido da luta contra a Daesh.