Para especialista militar, Teerã pode criar seu míssil de médio alcance em breve

© AFP 2023 / ISNA/STRHossein Dehqan, ministro da Defesa do Irã, visita o local de produção de mísseis Sayyad-2 (Arquivo)
Hossein Dehqan, ministro da Defesa do Irã, visita o local de produção de mísseis Sayyad-2 (Arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O fato do parlamento iraniano ter aumentado em mais US$ 500 milhões o financiamento do programa de mísseis permitirá a Teerã desenvolver e testar um míssil de médio alcance, acredita o especialista em assuntos militares russo Viktor Murakhovsky, editor-chefe da revista Arsenal Otechestva.

Mais cedo, a mídia informou que os legisladores iranianos votaram por esmagadora maioria a alocação de novos recursos para desenvolver o programe de mísseis do país em resposta às sanções recém-adotadas de Washington.

Chamas sobem a partir da embaixada da Arábia Saudita durante uma manifestação em Teerã - Sputnik Brasil
Arábia Saudita pede ajuda do Iraque para lidar com o Irã
"Acredito que, com tantos recursos, eles bem poderiam lançar uma indústria nova, bem como acelerar os ritmos de construção para conseguir desenvolver um míssil de médio alcance (4.500-5.000 km). Particularmente, terminar sua construção, efetuar os ensaios e produzir em série", afirmou Murakhovsky à Sputnik.

O fato de este valor ser suficiente para o Irã, segundo o especialista, tem a ver com os custos bastante baixos das tecnologias de ponta e sua introdução na indústria militar da república islâmica.

"Para o Irã, este valor é bem alto… Já que lá tem custos inferiores de mão-de-obra, compra de licenças, patentes, inclusive para a propriedade intelectual. Os custos da própria produção, inclusive dos testes, são menores, pois não há aumento de preço dos materiais, o que é próprio do complexo industrial ocidental", resumiu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала