Em 2014, Bolsonaro afirmou publicamente que Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque ele a considerava "muito feia". Posteriormente, ele repetiu a declaração em uma entevista. "Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece", disse ele na ocasião.
Após ser acusado por incitação ao estupro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou Bolsonaro em 2015 a pagar uma indenização de R$ 10 mil à petista por danos morais, mas recorreu da sentença.
Uma mensagem pra vocês, pela vitória da dignidade no STJ. Um grande abraço, mulheres. Sigamos com coragem. pic.twitter.com/PdxGTJG8u7
— Maria do Rosario (@mariadorosario) 15 de agosto de 2017
Maria do Rosário comemorou a decisão do STJ de manter a condenação de Bolsonaro, afirmando que a condenação é uma "vitória de todas as mulheres brasileiras".
"Nós tivemos coragem de enfrentar um parlamentar, uma autoridade pública, que usa o espaço público para fomentar a violência. Não é uma vitória de uma ou de outra, é de todas nós", disse a deputada.