Japão vai realizar exercícios militares à espera de ataque norte-coreano

© AFP 2023 / Yoshikazu TsunoSoldados da Força de Autodefesa do Japão perto do sistema de defesa antimíssil Patriot, Tóquio, Japão
Soldados da Força de Autodefesa do Japão perto do sistema de defesa antimíssil Patriot, Tóquio, Japão - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta sexta-feira (18), Tóquio efetuará exercícios em nove prefeituras com o fim de testar o seu sistema de alerta precoce em situações de emergência no caso de um ataque de mísseis norte-coreano contra a região de Guam.

Vale destacar que os exercícios incluem a prefeitura de Hiroshima, que se tornou vítima de um ataque nuclear norte-americano em 1945, comunicou a emissora japonesa NHK.

Soldado de las FFAA de Japón (foto de archivo) - Sputnik Brasil
Ameaças de Pyongyang colocam Japão em alerta
Os exercícios visam testar o funcionamento do sistema de alerta na sequência da Coreia do Norte ter oficialmente declarado que, caso sejam lançados, os mísseis Hwasong-12 sobrevoarão as prefeituras de Shimane, Hiroshima e Koichi.

Consequentemente, os testes decorrerão nestas três prefeituras, além de Tottori, Okayama, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa e Ehime. Deste modo, eles vão abranger toda a península de Shikoku e 5 prefeituras próximas da maior península japonesa, Honshu.

Ademais, nesta quinta-feira (17) decorrerá uma reunião dos representantes de todas as prefeituras japonesas para coordenar melhor as ações no caso de uma emergência.

A situação na península coreana se agudizou após uma troca de declarações ásperas entre a Pyongyang e Washington. A Coreia do Norte prometeu lançar mísseis contra a ilha de Guam, onde se encontram a base aérea americana de Andersen e a base naval de Pearl Harbor. O presidente Trump, por sua vez, afirmou que, se o líder norte-coreano Kim Jong-un "fizer alguma coisa contra Guam, à Coreia do Norte sucederá algo que o mundo nunca viu".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала