Acordo nuclear não pode impedir sanções contra Irã, diz embaixadora dos EUA na ONU

© AFP 2023 / Jewel SAMADNikki Haley
Nikki Haley - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã não pode utilizar o acordo nuclear como ferramenta para impedir os Estados Unidos de aplicar novas sanções contra Teerã, afirmou a embaixadora de Washington na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, por meio de um comunicado nesta terça-feira (15).

"O Irã não pode usar o acordo nuclear para manter como refém o mundo", disse Haley. "Ao mesmo tempo, no entanto, também devemos continuar a responsabilizar o Irã pelos lançamentos de mísseis, apoio ao terrorismo, desrespeito pelos direitos humanos e violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

Destróier iraniano Jamaran no Golfo Pérsico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Irã prepara envio de navios de guerra ao Atlântico ocidental
Ela explicou que as sanções dos EUA constituem uma resposta ao "flagrante apoio do Irã ao terrorismo mundial, contrabando de armas, lançamentos de mísseis provocadores e desestabilizadores e violações graves dos direitos humanos" e acrescentou que Teerã não deve ter armas nucleares sob nenhuma circunstância.

Haley também disse que planeja discutir as atividades nucleares do Irã durante sua visita à sede da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) em Viena, agendada para a próxima semana.

Em 29 de julho, o Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei com novas sanções contra 18 indivíduos e entidades no Irã. O presidente da nação do Oriente Médio, Hassan Rouhani, afirmou que pode retirar seu país do acordo nuclear caso as sanções dos EUA aumentem.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала