Chanceler alemão apoia mediação chinesa para resolver tensão na península da Coreia

© REUTERS / Toru HanaiTóquio: tv japonesa relata lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte
Tóquio: tv japonesa relata lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Alemanha apoia a tentativa de mediação chinesa para a tensão na península da Coreia, afirmou o chanceler alemão Sigmar Gabriel nesta terça-feira (15).

Fábrica de carvão, China - Sputnik Brasil
China proíbe importação de várias mercadorias da Coreia do Norte
Em junho, uma proposta de "congelamento simultâneo" foi feita pela China e apoiada pela Rússia. O acordo envolveria o fim dos testes de mísseis da Coreia da Norte e o encerramento dos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul. A iniciativa foi rejeitada por Washington. Pyongyang, no entanto, ainda não emitiu uma resposta oficial sobre o assunto.

"A Alemanha agradece o importante papel desempenhado pela China na resolução da questão nuclear da Península da Coreia. A Alemanha entende e apoia a iniciativa de 'congelamento simultâneo' proposta pela China", disse Sigmar Gabriel durante a conversa telefônica com seu homólogo chinês, Wang Yi, de acordo com a chancelaria de Pequim.

Sigmar Gabriel afirma que todas as partes precisam levar em consideração as lições da história — inclusive as de 2017 — para evitar que as tensões saiam do controle.

"Berlim está pronta para continuar trabalhando com a China e promover conjuntamente a solução pacífica do problema nuclear da Coreia do Norte", ressaltou o chanceler alemão.

A situação na península coreana está tensa após seguidos testes de mísseis balísticos de Pyongyang.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала